logotipo acertado trxto topo Capa VL 15
HOME
PERFIL DO EDITOR
EDIÇÕES ANTERIORES
MIDIA KIT
FALE CONOSCO

FAZENDA SANTA VITÓRIA: A SIMPLICIDADE VEM DO CAMPO

Fazenda Santa Vitoria

Envolta entre as belezas naturais da Serra da Mantiqueira, a Santa Vitória assume uma nova vocação com o serviço de hospedagem, resgatando o ambiente de uma fazenda de época ao abrir suas portas àqueles que valorizam a simplicidade e o conforto

A Fazenda Santa Vitória combina o rústico de uma propriedade centenária ao charme e as belezas naturais da Serra da Mantiqueira, no Vale do Paraíba. Fundada no século XIX, circa 1850, período áureo do ciclo do café, recebeu inicialmente o nome de Fazenda Prosperidade. A cidade de Queluz, uma antiga aldeia de índios Puris e integrante do circuito da Estrada Real, compõe hoje a região onde se ergueu a propriedade. A partir de 1923 passou a se chamar Fazenda Santa Vitória, onde se cultivava cana, café e hoje está estabelecida na produção de leite. Sob o comando da proprietária Fábia Raquel, que trocou sua formação em Tecnologia da Informação pelo empreendedorismo, a fazenda assume uma nova vocação com o serviço de hospedagem, resgatando o ambiente de uma fazenda de época ao abrir suas portas àqueles que valorizam a simplicidade e o conforto. “Todos são recebidos como amigos, nossos hóspedes desfrutam de momentos de aconchego e tranquilidade em contato com a natureza”, comenta Fábia.
A ideia de se hospedar na Fazenda Santa Vitória é a busca pela vida simples e de paz, motivo pelo qual nenhuma acomodação possui televisão – o Wi-Fi funciona apenas na área comum do casarão principal. As seis Suítes da Sede mantêm preservadas as características centenárias originais. Há ainda a Suíte Família, que está pronta para receber um casal com até três crianças, graças à sua estrutura ampla, que conta com quartos conjugados, com camas de casal e solteiro, e banheiro compartilhado. Além dessas, há quatro Suítes Quintal, com decoração contemporânea, e dedicadas exclusivamente a casais – todas possuem quintal privativo, com rede e espreguiçadeira em contato direto com a natureza. Por fim, as duas casas nas montanhas, afastadas do casarão principal, contrastam com o estilo colonial, aliando privacidade e modernidade. Plantações, pastos, florestas e um riacho de águas cristalinas formam a moldura para o descanso merecido, ao som dos pássaros, a brisa do campo e o aroma dos inesquecíveis sabores que saem da cozinha.

Piscina_Fazenda Santa Vitoria Suite_Fazenda Santa Vitoria

PALADAR QUE SEDUZ

Falando em cozinha, a Fazenda Santa Vitória está com novo chef: o mineiro Vitor Rabelo. Especializado na gastronomia brasileira, ele resgata para a hospedagem receitas tradicionais, executadas com técnicas avançadas, que exaltam a qualidade e a sazonalidade dos ingredientes, além do talento dos pequenos produtores regionais. Por valorizar o uso de ingredientes frescos e da estação, o cardápio é dinâmico, em constante mudança. “A minha união com a Fazenda Santa Vitória tem como foco os ingredientes de produção própria e de produtores locais, refeições que acompanham o ciclo das estações, a sazonalidade e o clima. Aqui, o requinte está na verdade e na simplicidade”, explica o chef.
O relaxamento na Fazenda Santa Vitória é complementado por atividades de lazer. As trilhas locais podem ser exploradas através de caminhadas ou passeios a cavalo e de bicicleta. Dentro da propriedade há também uma cachoeira com acesso exclusivo dos hóspedes. Pelo caminho, é possível contemplar a beleza da Serra da Mantiqueira. E se o banho de cachoeira não atrair, um mergulho na piscina pode ser uma boa opção para refrescar o corpo. Já nos dias frios, o caldário torna-se ideal para o merecido repouso.

ENTREVISTA
Fábia Raquel

“A Fazenda Santa Vitória, na área de hospedagem, é um grande desafio de transformação de uma região pouco conhecida como destino turístico, que é o vale histórico do café; de desenvolvimento humano na geração de emprego e renda para os moradores da fazenda e da cidade de Queluz”

Fabia Raquel_Fazenda Santa Vitoria VIAGEM + LUXO: Um pouco sobre a história da Fazenda Santa Vitória, quando foi instalada e qual era sua principal atividade antes de se tornar hotel-fazenda?
FÁBIA RAQUEL: A criação da Fazenda Santa Vitória data de 1850 e teve como foco inicial a produção de café, quando Minas Gerais expandia a produção para São Paulo e Rio de Janeiro pelo Vale do Rio Paraíba. Estamos no ciclo do leite e abrimos para hospedagem em Janeiro de 2017. A principal atividade continua sendo a produção de leite. A propriedade possui 4 mil hectares entre a Serra da Mantiqueira, a Serra da Bocaina (São Paulo) e o maciço de Itatiaia.
O que representa a Fazenda Santa Vitória para você?
A fazenda, na área de hospedagem, é um grande desafio de transformação de uma região pouco conhecida como destino turístico, que é o vale histórico do café; de desenvolvimento humano na geração de emprego e renda para os moradores da fazenda e da cidade de Queluz, e da valorização e resgate da cultura e gastronomia local. Além disso, representa um desafio pessoal da minha própria transformação profissional, saindo de uma área tecnológica para empreender em hospitalidade.
À frente de um empreendimento que envolve preservação e hospitalidade, qual é a sua proposta aos hóspedes da Fazenda Santa Vitória?
A nossa proposta é de receber com afetividade em um ambiente rural com propósitos, preservando conforto e bem estar.
Com a retomada das atividades hoteleiras no Brasil, quais foram as medidas de segurança adotadas pela Fazenda Santa Vitória? Já tem o selo Turismo Responsável conferido pelo Ministério do Turismo?
Sim, temos o Selo do Ministério do Turismo. Também criamos o nosso Protocolo de Hospedagem com foco na segurança dos hóspedes e da nossa equipe. Treinamos toda a equipe para que pudessem se proteger tanto em casa como no trabalho.  
Na prática, quais são os protocolos de segurança?
Todos os hóspedes que efetuarem reserva vão receber o nosso protocolo antes de sua chegada, incluindo os protocolos e orientações mais recentes da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, Anvisa e órgãos Estaduais e Municipais. A Fazenda Santa Vitória disponibilizará para todos os colaboradores e hóspedes máscaras 100% algodão. Também é obrigatório o uso de máscara ao chegar na porteira da fazenda, permanecendo com ela até que seja acomodado na unidade. O uso da máscara durante o período de hospedagem está definido nos procedimentos das atividades e uso das áreas comuns. A Fazenda Santa Vitória também decidiu reduzir de 30 para 20 pessoas a capacidade máxima de hóspedes, pensando no bem-estar dos funcionários e hóspedes. A maioria das refeições também serão servidas ao ar livre, com grande distância entre as mesas. A manutenção das acomodações será realizada uma vez ao dia, sendo necessário que todas as janelas sejam abertas para ventilação. Nenhum colaborador da limpeza poderá realizar o procedimento com o hóspede na acomodação. Todas as refeições seguem o padrão atual, que é o serviço à la carte. Salas, varandas, lavabo e banheiros de uso comum, serão higienizados a cada 2 horas. Todos os colaboradores da fazenda receberam uma formação de 12 horas, para conhecimento detalhado do cenário da pandemia e protocolos a serem seguidos para a execução do trabalho. 
AGENDE-SE
FAZENDA SANTA VITÓRIA
Rodovia João Batista Melo Souza, km 5 - Queluz (SP)
Reservas tel.:+55 12 3147 1563
Hospedagem de terça a domingo durante a alta temporada (janeiro, fevereiro e julho). Demais meses de quinta a domingo. Variação de hospedagem nos pacotes de feriados.
www.fazendasantavitoria.com.br

logoface logoinsta logoissuu
logotipo acertado
(c) VL Editorial 2020 - Todos direitos reservados.